Jogos Gcompris

Jogos do Gcompris



Jogos que podemos trabalhar:

Jogo da memória com números por extenso
Vire as cartas para encontrar o número correspondente ao seu nome por extenso.
Leitura de números, memória.
Você pode ver algumas cartas, mas não pode ver o outro lado delas. Cada carta esconde um número ou o seu nome por extenso.  

Cobrança de pênalti
Dê um duplo clique com o mouse na bola para marcar um gol.
Coordenação motora
Dê um duplo clique do mouse na bola para chutá-la. Você pode dar o duplo clique no botão da esquerda, da direita ou do meio do mouse. Se você errar, o Tux pega a bola. Você deve clicar nele para que ele volte à posição inicial. 

Labirinto
Encontre a saída do labirinto (o movimento é relativo)
Ajude o Tux a sair deste labirinto.
Use as setas do teclado para mover o Tux até a porta. Nesse labirinto, o movimento é relativo (ou seja, em primeira pessoa). Use as setas para cima para ir para a frente, seta para baixo para ir para trás e as setas para a direita e para a esquerda para girar o Tux no sentido horário e anti-horário.  
Jogo da memória com subtrações
Vire as cartas e encontre a subtração e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique subtrações até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma subtração ou a resposta de uma subtração. Uma subtração se parece com isso: 3-1=2. Os números de um lado do sinal de igual (=) devem produzir o resultado que se encontra do outro lado. Assim 3 (1,2,3) menos 1 (1) produzem 2. Conte alto e usando os seus dedos quando estiver trabalhando nisso, porque quanto mais maneiras diferentes você usar para fazer alguma coisa, melhor você se lembrará dela. Você também pode usar blocos ou botões ou qualquer coisa que possa contar. Se você tiver vários irmãos e irmãs você pode contar até eles! Ou os seus colegas de turma. Cante canções de contagem. Conte várias coisas, para praticar e você ficara muito bom em adições! Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes da subtração: uma carta possui a operação (por exemplo 3+1) e a outra o resultado (por exemplo, 2). Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que a complementa. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a subtração correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as subtrações e ganhou o jogo!  

Encontre as operações correspondentes à resposta fornecida
Encontre a combinação correta de números e operações para obter o resultado fornecido
Desenvolva uma estratégia para arranjar um conjunto de operações aritméticas que resultem em um determinado valor.
Escolha, no alto da tela, os números e operadores aritméticos que produzam o resultado especificado. Os números e operadores podem ser eliminados clicando-se neles novamente.  
Jogo da memória com multiplicações e divisões, contra o Tux
Vire as cartas e encontre a operação e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique multiplicações e divisões até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma operação ou a resposta de uma operação. Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes de uma operação. Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que complemente a operação. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a operação correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as operações e ganhou o jogo!  
Explorador de fotos
Encontre as diferenças entre as duas imagens
Discriminação visual.
Observe as duas imagens cuidadosamente. Existem algumas pequenas diferenças. Quando você encontrar uma diferença, clique nela. 
Um quebra-cabeça de peças deslizantes
Remova o carro vermelho do estacionamento, através do portão à direita
Remova o carro vermelho do estacionamento, através do portão à direita
Cada carro pode mover-se somente na horizontal ou na vertical. Você deve abrir espaço para que o carro vermelho possa sair pelo portão, à direita. 

Mastigador de Números Fatoriais
Leve o Mastigador de Números até os fatores do número que aparece no alto da tela.
Aprender sobre fatores e múltiplos.
Os fatores de um número são aqueles que dividem esse número de maneira exata. Por exemplo, os fatores de 6 são 1, 2,3 e 6. O 4 não é um fator de 6 porque 6 não pode ser dividido em 4 partes iguais. Se um número é um múltiplo de um segundo número, então o segundo número é um fator do primeiro. Você pode pensar em múltiplos como famílias e fatores como as pessoas dessas famílias. Dessa forma, 1, 2, 3 e 6 são membros da família 6, mas o 4 pertence a outra família. Use as teclas de seta para navegar pelo tabuleiro e para evitar os Troggles. Pressione a barra de espaço para comer um 
Hexágono
Encontre o morango clicando nos campos azuis
Atividade para treino de lógica
Tente encontrar o morango embaixo dos campos azuis. Quanto mais próximo você estiver do morango, mais vermelhos os campos ficam.  
Torre de Hanói simplificada
Reproduza a torre apresentada
Reproduza a torre da direita no espaço vazio à esquerda
Arraste e solte as peças superiores de um pino para outro, para reproduzir a torre da direita no espaço vazio à esquerda.  
Números com pares de dados
Conte o número de pontos do dado antes que ele chegue ao chão
Dentro do limite de tempo, conte o número de pontos
Digite o número de pontos do dado que está caindo. 
Espelhe o item mostrado
Copie a imagem espelhada de um objeto da caixa à direita para a caixa à esquerda.
Copie a imagem espelhada de um objeto da caixa à direita para a caixa à esquerda.
Primeiro, selecione a ferramenta apropriada da barra de ferramentas. Então, arraste o mouse para criar objetos. Quando você terminar, clique no botão OK. Os erros serão marcados com uma pequena cruz vermelha. A ordem de objetos (acima/abaixo) não é importante, mas tome cuidado para não ter objetos indesejados sob outros.  
Jogo da memória com adições e subtrações, contra o Tux
Vire as cartas e encontre a adição ou subtração e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique adições e subtrações até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma operação ou a resposta de uma operação. Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes de uma operação. Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que complemente a operação. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a operação correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as operações e ganhou o jogo! 
Jogo da memória com todas as operações
Vire as cartas e encontre a operação e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique adições, subtrações, multiplicações e divisões até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma operação ou a resposta de uma operação. Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes de uma operação. Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que complemente a operação. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a operação correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as operações e ganhou o jogo!  
A Torre de Hanói
Reproduza a torre no espaço à direita
O objetivo do jogo é mover a pilha inteira de um pino para o outro, obedecendo às seguintes regras: * somente um disco pode ser movido de cada vez; * um disco não pode ser colocado sobre um menor do que ele
Arraste e solte as peças superiores de um pino para outro, para reproduzir a torre da esquerda no espaço marcado à direita..  
Pratique a operação de soma
Responda algumas questões de álgebra
No limite de tempo, encontre a soma de dois números. Introdução para simples adição.
Um problema de adição com dois números é exibido. À direita do sinal de igual, informe a resposta. Use as setas para esquerda e direita para modificar a sua resposta, e pressione a tecla Enter para verificar se você acertou. Caso tenha errado, tente novamente
Jogo da memória com multiplicações e divisões
Vire as cartas e encontre a operação e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique multiplicações e divisões até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma operação ou a resposta de uma operação. Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes de uma operação. Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que complemente a operação. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a operação correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as operações e ganhou o jogo!  
O quebra-cabeça Tangram
Monte a figura mostrada utilizando sete peças
Baseado na Wikipédia, a enciclopédia livre. Tangram (Chinês: literalmente "sete tábuas da sabedoria") é um quebra-cabeça chinês. Apesar de ser considerado bastante antigo, sua existência só foi verificada a partir de 1800. Ele consiste-se de 7 peças, chamadas "tans", que se encaixam, formando um quadrado: * 5 triângulos isósceles o 2 pequenos (lados de 1) o 1 médios (lados de raiz quadrada de 2) o 2 grandes (lados of 2) * 1 quadrado (lados of 1) * 1 paralelogramo (lados de 1 de raiz quadrada de 2)
Selecione o tangram a ser montado. Movimente as peças arrastando-as. Clique com o botão direito para invertê-las. Selecione um item, clique fora dele e gire o mouse para rotacioná-lo. Se você precisar de ajuda, clique no botão com desenho dos contornos e a forma do tangram será desenhada na tela. 
Ligue 4 (2 jogadores)
Alinhe quatro peças da mesma cor
Crie uma sequência de 4 peças, na horizontal (deitada), na vertical (em pé) ou na diagonal.
Clique em qualquer lugar da coluna onde você deseja soltar a peça. Você também pode usar as teclas de seta para a esquerda e para a direita para mover e a seta para baixo, ou a barra de espaço, para soltar a peça.  
Labirinto 3D
Encontre a saída do labirinto 3D
Ajude o Tux a sair deste labirinto.
Use as setas do teclado para movimentar o Tux até a porta. Use a barra de espaço para trocar entre os modos 2D e 3D. O modo 2D lhe fornece sua posição no mapa. Você não pode movimentar o Tux no modo 2D.  
Construa o mesmo modelo
Guie o guindaste e copie o modelo
Coordenação motora
Mova os itens do quadro à esquerda para deixá-los na mesma posição do modelo à direita. Abaixo do guindaste você encontra quadro setas que lhe permitem mover os itens. Para selecionar um item, basta clicar nele. Caso prefira, você pode usar as teclas de seta e a barra de espaços ou a tecla Tab.  
Mastigador de Números Iguais
Leve o Mastigador de Números até as expressões que produzam o valor do número que aparece no alto da tela.
Praticar adição, multiplicação, divisão e subtração.
Use as teclas de seta para navegar pelo tabuleiro e evitar os Troggles. Pressione a barra de espaço para comer um número.  
Ligue 4 (1 jogador)
Alinhe quatro peças da mesma cor
Crie uma sequência de 4 peças, na horizontal (deitada), na vertical (em pé) ou na diagonal.
Clique em qualquer lugar da coluna onde você deseja soltar a peça. Você também pode usar as teclas de seta para a esquerda e para a direita para mover e a seta para baixo, ou a barra de espaço, para soltar a peça.  

Adivinhar um número
Ajude o Tux a escapar da caverna. Ele escondeu um número para você adivinhar.
As instruções iniciais lhe fornecem o valor máximo do número a ser encontrado. Digite um número na caixa situada no alto da tela, à direita. O Tux lhe dirá se você acertou o número ou se ele é maior ou menor do que o indicado. Caso não tenha acertado, tente novamente. A distância que o helicóptero se encontra da saída da caverna representa a diferença entre o número que você digitou e o valor correto. Quanto mais próximo da entrada, mais perto você está do resultado. Além disso, se o helicóptero estiver acima ou abaixo da saída, indica que o número está acima ou abaixo do valor correto.  
Corrida marítima (1 jogador)
Dê as instruções corretas para o seu barco e seja o vencedor da corrida.
Nessa atividade você irá aprender como passar comandos para o computador. Mesmo com uma linguagem bastante simples, você aprende como planejar e construir um programa. Essa atividade pode ser usada para introduzir o conceito de programação para crianças.
No campo de texto, digite um comando por linha, para controlar seu barco. Os comandos suportados são mostrados entre as duas áreas de entrada. Os comandos "esquerda" e "direita" devem ser seguidos por um ângulo, em graus. O valor do ângulo é chamado de "parâmetro" dos comandos "esquerda" e "direita". O ângulo padrão utilizado é de 45 graus. O comando "avançar" aceita um parâmetro de distância. A distância padrão utilizada é 1. Por exemplo: - esquerda 90: gira perpendicularmente à esquerda - avançar 10: avança 10 unidades (como mostradas na régua). O objetivo é atingir o lado direito da tela (a linha vermelha). Quando terminar, você pode tentar aprimorar o seu programa e começar uma nova corrida com as mesmas condições de tempo, usando o botão de repetição. Você pode clicar e arrastar o mouse em qualquer lugar do mapa para obter uma medida de distância e ângulo. Os níveis mais elevados apresentam condições de tempo mais complexas.
Pratique a operação de subtração
Responda algumas questões de álgebra
No limite de tempo, encontre a diferença entre dois números
Um problema de subtração com dois números é exibido. À direita do sinal de igual, informe a resposta. Use as setas para esquerda e direita para modificar a sua resposta, e pressione a tecla Enter para verificar se você acertou. Caso tenha errado, tente novamente.  
Corrida marítima (2 jogadores)
Dirija o seu barco com precisão para ganhar a corrida.
Nessa atividade você irá aprender como passar comandos para o computador. Mesmo com uma linguagem bastante simples, você aprende como planejar e construir um programa. Essa atividade pode ser usada para introduzir o conceito de programação para crianças
No campo de texto, digite um comando por linha, para controlar seu barco. Os comandos suportados são mostrados entre as duas áreas de entrada. Os comandos "esquerda" e "direita" devem ser seguidos por um ângulo, em graus. O valor do ângulo é chamado de "parâmetro" dos comandos "esquerda" e "direita". O ângulo padrão utilizado é de 45 graus. O comando "avançar" aceita um parâmetro de distância. A distância padrão utilizada é 1. Por exemplo: - esquerda 90: gira perpendicularmente à esquerda - avançar 10: avança 10 unidades (como mostradas na régua). O objetivo é atingir o lado direito da tela (a linha vermelha). Quando terminar, você pode tentar aprimorar o seu programa e começar uma nova corrida com as mesmas condições de tempo, usando o botão de repetição. Você pode clicar e arrastar o mouse em qualquer lugar do mapa para obter uma medida de distância e ângulo. Os níveis mais elevados apresentam condições de tempo mais complexas
Letras cadentes
Digite a letra que está caindo antes que ela atinja o chão
Reconhecimento, no teclado, das letras que aparecem na tela
Digite a letra que está caindo antes que ela atinja o chão  
Devolva o troco do Tux, incluindo os centavos
Aprenda a usar o dinheiro, devolvendo o troco do Tux
O Tux comprou várias coisas e lhe deu o dinheiro. Você deve devolver o seu troco. Nos níveis mais altos, vários itens são exibidos e você deve, antes, calcular o preço total.
Clique nas moedas ou no dinheiro de papel na parte inferior da tela para pagar. Se você quiser remover uma moeda ou uma nota, clique neles na parte superior da tela.  
Redesenhe o item mostrado
Copie um desenho da caixa à direita para a caixa à esquerda.
Copie um desenho da caixa à direita para a caixa à esquerda.
Primeiro, selecione a ferramenta apropriada da barra de ferramentas. Então, arraste o mouse para criar objetos. Quando você terminar, clique no botão OK. Os erros serão marcados com uma pequena cruz vermelha. A ordem de objetos (acima/abaixo) não é importante, mas tome cuidado para não ter objetos indesejados sob outros.  
Jogo da memória com multiplicações, contra o Tux
Vire as cartas e encontre a operação e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique multiplicações até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma operação ou a resposta de uma operação. Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes de uma operação. Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que complemente a operação. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a operação correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as operações e ganhou o jogo!  
Dinheiro
Pratique o uso do dinheiro
Você deve comprar os diferentes itens e dar o preço exato. Nos níveis superiores, diversos itens são exibidos e você deve, primeiro, calcular o preço total.
Clique nas moedas ou no dinheiro de papel na parte inferior da tela para pagar. Se você quiser remover uma moeda ou uma nota, clique neles na parte superior da tela.  
Paraquedista
Ajude Tux, o paraquedista, a pousar com segurança
Neste jogo, Tux, o paraquedista, precisa de ajuda para pousar com segurança no navio pesqueiro. Ele precisa prestar atenção na direção e velocidade do vento.
Aperte qualquer tecla ou clique no avião para fazer o Tux pular. Aperte outra tecla ou clique no Tux para abrir o paraquedas.  
Mastigador de Números Múltiplos
Leve o Mastigador de Números até os múltiplos do número que aparece no alto da tela.
Aprender sobre múltiplos e fatores.
Os múltiplos de um número são o resultado da multiplicação desse número por outro. Por exemplo, 24, 36, 48 e 60 são todos múltiplos de 12. O 25 não é um múltiplo de 12 porque não existe nenhum número que, multiplicado por 12, produza 25. Se um número é um fator de outro, então o segundo número é um múltiplo do primeiro. Novamente, você pode pensar nos múltiplos como famílias, e nos fatores como membros dessas famílias. O fator 5 possui como pais o 10, como avós o 15, como bisavós o 20, como trisavós o 25 e assim sucessivamente, de 5 em 5.Mas o número 5 não pertence às famílias 8 ou 23. Você não pode encaixar nenhuma quantidade de números 5 em 8 ou 23 sem sobrar alguma coisa. Portanto, nem o 8 nem o 23 são múltiplos de 5. Apenas 5, 10, 15, 20, 25... são múltiplos (ou famílias) de 5. Use as teclas de seta para navegar pelo tabuleiro e para evitar os Troggles. Pressione a barra de espaço para comer um número.  
Aprenda sobre o sistema elétrico, através de exemplos de energia renovável
Tux voltou de uma longa pescaria em seu barco. Faça o sistema elétrico funcionar para que ele tenha luz em sua casa.
Aprenda sobre o sistema elétrico, através de exemplos de energia renovável
Clique em diferentes elementos ativos: sol, nuvem, barragem, painéis solares, turbinas eólicas e transformadores, de forma a reativar todo o sistema elétrico. Quando o sistema estiver funcional e o Tux estiver em casa, clique no interruptor para ligar a luz. O objetivo do jogo é ligar a eletricidade para todos os consumidores, enquanto a produção estiver ativa.  
Diferenciar a mão esquerda da direita
Determine se a mão é a esquerda ou a direita
Distinguir se a mão é esquerda ou direita, de diferentes pontos de visão. Representação espacial
Você consegue perceber se a mão mostrada é a esquerda ou a direita? Clique no botão vermelho à esquerda ou no botão verde à direita.  
Tabela de correlação
Arraste e arraste os itens na tabela de correlação
Mova os itens da esquerda para sua posição adequada na tabela de correlação.
Arraste e arraste cada item sugerido ao seu destino
Jogo da memória com adições
Vire as cartas e encontre a adição e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique adições até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma adição ou a resposta de uma adição. Uma adição se parece com isso: 2+2=4. Os números de um lado do sinal de igual (=) devem produzir o resultado que se encontra do outro lado. Assim 2 (1,2) e mais 2 (3,4) produzem 4. Conte alto e usando os seus dedos quando estiver trabalhando nisso, porque quanto mais maneiras diferentes você usar para fazer alguma coisa, melhor você se lembrará dela. Você também pode usar blocos ou botões ou qualquer coisa que possa contar. Se você tiver vários irmãos e irmãs você pode contar até eles! Ou os seus colegas de turma. Cante canções de contagem. Conte várias coisas, para praticar e você ficara muito bom em adições! Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes da adição: uma carta possui a operação (por exemplo 2+2) e a outra o resultado (por exemplo, 4). Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que a complementa. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a soma correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as somas e ganhou o jogo!  
O chapéu mágico
Conte quantos itens encontram-se sob o chapéu mágico, após alguns terem escapado
Aprender a subtração
Olhe para o mágico. Ele dirá quantas estrelas estão sob o chapéu mágico. Então clique no chapéu para abri-lo. Algumas estrelas irão escapar. Clique novamente no chapéu para fechá-lo. Você tem que contar quantas estrelas ainda estão sob o chapéu. Indique sua resposta marcando as estrelas da área verde, no canto inferior direito da tela.  
Lotto Braille
Descubra o sistema Braille para os números.
Cada jogador deve encontrar se o número proposto está em sua placa.Se o código está na placa, basta clicar sobre ele, a fim de validá-lo. O jogador que atravessa todos os números Braille corretamente ganha o jogo. Verifique a tabela de Braille, clicando no botão de alternância na barra de controle.  
Localizar a região
Arraste e solte as regiões para redesenhar país inteiro
Dinheiro
Aprenda a usar o dinheiro, incluindo os centavos
Você deve comprar os diferentes itens e dar o preço exato. Nos níveis superiores, diversos itens são exibidos e você deve, primeiro, calcular o preço total.
Clique nas moedas ou no dinheiro de papel na parte inferior da tela para pagar. Se você quiser remover uma moeda ou uma nota, clique neles na parte superior da tela.  
Jogo de memória auditiva contra o Tux
Dispute o jogo de memória auditiva contra o Tux
Treinar sua memória auditiva e remover todos os Tux violinistas.
Um grupo de Tux violinistas é mostrado. Cada Tux possui um som associado e cada som possui uma duplicata. Clique no Tux para ouvir o seu som e tente encontrar os pares. Você só pode ativar dois Tux de cada vez, por isso você deve se lembrar onde o som está, enquanto você procura pelo par. Quando você clica nos dois Tux com o mesmo som, ambos desaparecem.  
Jogo da memória com todas as operações, contra o Tux
Vire as cartas e encontre a operação e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique adições, subtrações, multiplicações e divisões até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma operação ou a resposta de uma operação. Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes de uma operação. Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que complemente a operação. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a operação correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as operações e ganhou o jogo! 
Oware
Jogue o jogo de estratégia Oware contra o Tux
No início do jogo são colocadas quatro sementes em cada casa. O jogo consiste em movimentar as sementes. Em cada rodada, o jogador escolhe uma das seis casas sob seu controle. O jogador remove todas as sementes dessa casa e as distribui, deixando uma em cada casa, no sentido anti-horário a partir da casa original, em um processo chamado "semeadura". As sementes não são distribuídas nas casas com as pontuações nem nas casas de onde foram tiradas. Isso significa que a casa de origem é deixada vazia; caso ela possua 12 sementes, ela é pulada e a décima-segunda semente é colocada na próxima casa. Na rodada, caso a última semente seja colocada em uma casa do adversário e o total de sementes dessa casa resulte em dois ou três, todas as sementes dessa casa são capturadas e colocadas na casa de pontuação do jogador da rodada (ou deixada de lado, caso o tabuleiro não possua casa de pontuação). Se a penúltima semente também fizer com que o total de sementes da casa do adversário atinja o valor de dois ou três, essas também são capturadas e assim sucessivamente. Entretanto, se um movimento capturar todas as sementes do adversário, a jogada é perdida e as sementes, deixadas no tabuleiro, uma vez que isso poderia impedir o adversário de continuar o jogo. O princípio de impedir a captura de todas as sementes do adversário está ligado a uma ideia mais geral de que um jogador deve fazer movimentos que permitam ao seu adversário continuar jogando. Se todas as casas do adversário estão vazias, o jogador atual deve fazer um movimento que forneça sementes ao adversário. Caso isso não seja possível, o jogador atual captura todas as sementes em seu território, terminando o jogo. (Adaptado e traduzido da Wikipedia<="" div="">
Chronos
Arraste e solte os itens para organizar a história
Coloque as imagens na ordem da história
Selecione as imagens à esquerda e coloque-as sobre os pontos vermelhos  
Controle a mangueira
O Tux precisa molhar as flores, mas a mangueira está fechada.
Coordenação motora fina
Movimente o mouse sobre a parte vermelha da mangueira. Isso irá mover a água, por toda sua extensão, até as flores. Tome cuidado, se você sair da mangueira, a parte vermelha irá voltar ao início.  
Crie um desenho ou uma animação
Ferramenta de desenho e animação.
Neste jogo, a criança pode desenhar livremente. O objetivo é descobrir como criar desenhos interessantes baseados em formas básicas: retângulos, elipses e linhas. Para oferecer à criança um leque maior de opções, pode-se utilizar um conjunto de imagens.
Selecione uma ferramenta de desenho à esquerda e uma cor abaixo. Então, clique e arraste o mouse na área em branco para criar uma nova forma. Quando o desenho estiver pronto, você pode selecionar um novo quadro para trabalhar, selecionando um dos retângulos pequenos na parte de baixo da tela. Cada quadro contém o mesmo desenho do anterior. Você pode, então, adicionar novos objetos ou editar e excluir objetos já existentes. Quando você criar vários quadros, clique no botão "claquete" para ver a sequência de imagens na forma de um show de slides contínuo (em um padrão de repetição infinito). Você pode definir qual será a última imagem do seu filme clicando com o botão direito do mouse no quadro desejado (ele ficará marcado de vermelho). Você também pode modificar a velocidade de exibição neste modo. No modo de visualização, clique no botão "pincel" para voltar ao modo de desenho. Você também pode salvar e abrir suas animações a partir dos botões "disquete" e "pasta".  
Prática de leitura na horizontal
Leia uma série de palavras e diga se uma determinada palavra está entre elas
Treinamento de leitura em um tempo limitado
Uma palavra é mostrada no quadro acima e à direita. Várias palavras irão aparecer e desaparecer à esquerda. A palavra mostrada à direita estava entre elas?  
Mastigador de Números Diferentes
Leve o Mastigador de Números até as expressões que produzam um valor diferente do número que aparece no alto da tela.
Praticar adição, multiplicação, divisão e subtração.
Use as teclas de seta para navegar pelo tabuleiro e evitar os Troggles. Pressione a barra de espaço para comer um número.  
Mastigador de Números Primos
Leve o Mastigador de Números a todos os números primos.
Aprender sobre os números primos
Números primos são aqueles apenas divisíveis por eles mesmo e por 1. Por exemplo, 3 é um número primo, mas 4 não (porque 4 é divisível, também, por 2). Você pode pensar nos números primos como uma família muito pequena: eles sempre possuem somente dois membros nela! Somente eles mesmo e 1. O 5 é um desse números solitários (apenas 5×1=5). Já o 6 possui, além dele mesmo, o 2 e o 3 em sua família (6×1=6, 2×3=6). Assim, o 6 não é um número primo. Use as teclas de seta para navegar pelo tabuleiro e para evitar os Troggles. Pressione a barra de espaço para comer um número.  
Cores avançadas
Clique na cor correta
Aprenda a identificar cores incomuns.
Clique na caixa colorida correta.  
Aprender a jogar xadrez
Jogue xadrez contra o computador em modo de aprendizado
Números em ordem
Movimente o helicóptero para capturar as nuvens na ordem correta
Treinamento de numeração
Capture os números em ordem crescente, usando as teclas de seta para para mover o helicóptero. 
Nome da imagem
Segure e arraste cada item até o seu nome
Vocabulário e leitura
Arraste cada imagem da caixa vertical à esquerda até seu nome à direita. Clique no botão OK para verificar sua resposta.  
Jogo da memória com adições, contra o Tux
Vire as cartas e encontre a adição e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique adições até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma adição ou a resposta de uma adição. Uma adição se parece com isso: 2+2=4. Os números de um lado do sinal de igual (=) devem produzir o resultado que se encontra do outro lado. Assim 2 (1,2) e mais 2 (3,4) produzem 4. Conte alto e usando os seus dedos quando estiver trabalhando nisso, porque quanto mais maneiras diferentes você usar para fazer alguma coisa, melhor você se lembrará dela. Você também pode usar blocos ou botões ou qualquer coisa que possa contar. Se você tiver vários irmãos e irmãs você pode contar até eles! Ou os seus colegas de turma. Cante canções de contagem. Conte várias coisas, para praticar e você ficara muito bom em adições! Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes da adição: uma carta possui a operação (por exemplo 2+2) e a outra o resultado (por exemplo, 4). Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que a complementa. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a soma correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as somas e ganhou o jogo!  
Jogo da memória com adições e subtrações
Vire as cartas e encontre a adição ou subtração e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique adições e subtrações até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma operação ou a resposta de uma operação. Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes de uma operação. Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que complemente a operação. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a operação correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as operações e ganhou o jogo!  

Itens correspondentes
Arraste e solte os itens para fazer sua combinação
Coordenação motora. Conceito de correspondência.
Na área principal, um grupo de objetos é mostrado. Na caixa vertical (à esquerda da área principal), outro grupo de objetos é mostrado, cada um deles correspondente a um objeto da área principal. Esse jogo desafia você a encontrar a ligação lógica entre estes objetos. Como eles se relacionam? Arraste os objetos para o espaço vermelho correspondente, na área principal.  
Números com dados
Conte o número de pontos do dado antes que ele chegue ao chão
Dentro do limite de tempo, conte o número de pontos
Digite o número de pontos do dado que está caindo.  
Jogo da memória com divisões
Vire as cartas e encontre a operação e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique divisões até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma operação ou a resposta de uma operação. Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes de uma operação. Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que complemente a operação. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a operação correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as operações e ganhou o jogo!  
O clássico jogo da forca
Existe uma palavra escondida e você deve descobrir qual é, letra por letra
Este é um bom exercício para aprimorar as habilidades de leitura e escrita.
Você pode digitar as letras usando o teclado virtual na tela ou um teclado real.  
Ligue os pontos
Desenhe a figura seguindo os números
Desenhe a figura clicando em cada um dos números, na ordem correta.  
by :Bruno 
Clique e desenhe
Desenhe a figura, clicando nos pontos azuis.
Desenhe a figura, clicando em cada ponto azul, na sequência
Ferrovia
Um jogo da memória baseado em trens
Treinamento de memória
Um trem - uma locomotiva e vagão(ões) - são exibidos no topo da área principal por alguns segundos. Reconstrua-o no topo da tela selecionando a locomotiva e os vagões apropriados. Elimine um item clicando sobre ele novamente. Verifique sua construção clicando na mão da parte inferior.  
Duplo clique com o mouse
Dê um duplo clique com o mouse para apagar a área e descobrir o fundo
Coordenação motora
Dê um duplo clique com o mouse nos retângulos até que todos os blocos desapareçam. 
Jogo da memória com números
Vire as cartas para encontrar o número correspondente à figura desenhada.
Treino de numeração, memória.
Você pode ver algumas cartas, mas não pode ver o outro lado delas. Cada carta esconde um número de figuras ou o número escrito.  
by :Bruno 
Prática de leitura
Pratique a leitura tentando encontrar a palavra correspondente à imagem.
Clique na palavra que corresponda à imagem exibida.  
O jogo dos quinze
Mova os itens para criar uma série crescente: do menor para o maior
Clique em qualquer item que tiver um bloco livre ao lado e ele será trocado pelo bloco vazio.  
by :
Praticar adição com um jogo de tiro ao alvo
Acerte o alvo e conte os seus pontos
Atire dardos em um alvo e conte seus pontos.
Verifique a velocidade e direção do vento e, então, clique no alvo para lançar o dardo. Quando você tiver lançado todas os seus dardos, uma janela aparecerá perguntando-lhe qual sua pontuação. Informe a soma dos pontos com o teclado e então pressione a tecla Enter ou o botão OK.  
Clique com o mouse
Clique com o mouse para apagar a área e descobrir o fundo
Coordenação motora
Clique com o mouse nos retângulos até todos os blocos desaparecerem.  
algoritmo
Complete uma lista de símbolos
Atividade para treino de lógica
Encontre o próximo símbolo em uma lista. 
Jogo das bolas
Não coloque a última bola
Atividade para treino de lógica
Coloque as bolas nos buracos. Você ganha se o Tux tiver que colocar a última bola. Se você quiser que o Tux comece, clique nele.  
Pilote um submarino
Pilote um submarino, usando tanques de ar e lemes de mergulho
Aprender como um submarino funciona
Clique nos diferentes elementos ativos: motor, leme e tanques de ar, a fim de navegar até a profundidade solicitada. Existe um portão à direita. Passe pela joia para abri-lo e, então passe por ele para chegar ao próximo nível.  
Palavras cadentes
Digite as palavras que estão caindo antes que elas cheguem ao chão
Treinar com o teclado
Digite a palavra completa, antes que ela chegue no chão  
Jogo da memória com divisões, contra o Tux
Vire as cartas e encontre a operação e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique divisões até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma operação ou a resposta de uma operação. Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes de uma operação. Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que complemente a operação. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a operação correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as operações e ganhou o jogo!  
Jogo da memória com subtrações, contra o Tux
Vire as cartas e encontre a subtração e o seu resultado até todas as cartas acabarem.
Pratique subtrações até que todas as cartas sejam removidas.
Você pode ver as cartas, mas não o que está do outro lado. Cada carta esconde uma subtração ou a resposta de uma subtração. Uma subtração se parece com isso: 3-1=2. Os números de um lado do sinal de igual (=) devem produzir o resultado que se encontra do outro lado. Assim 3 (1,2,3) menos 1 (1) produzem 2. Conte alto e usando os seus dedos quando estiver trabalhando nisso, porque quanto mais maneiras diferentes você usar para fazer alguma coisa, melhor você se lembrará dela. Você também pode usar blocos ou botões ou qualquer coisa que possa contar. Se você tiver vários irmãos e irmãs você pode contar até eles! Ou os seus colegas de turma. Cante canções de contagem. Conte várias coisas, para praticar e você ficara muito bom em adições! Nesse jogo, as cartas estão escondendo as duas partes da subtração: uma carta possui a operação (por exemplo 3+1) e a outra o resultado (por exemplo, 2). Você precisa encontrar essas duas partes. Clique em uma carta para ver o que ela esconde e, então, tente encontrar a carta que a complementa. Você só pode virar duas cartas de cada vez, então você deverá lembrar onde a operação/resultado está, enquanto você procura pelo seu par. Você estará fazendo o papel dos sinais de igual e os números precisam de você para colocá-los juntos e fazer a subtração correta. Quando você encontra o par, ambas as cartas desaparecem. Quando todas desaparecerem, você encontrou todas as subtrações e ganhou o jogo!  
Jogo da memória com imagens, contra o Tux
Tenha uma competição de memória contra o Tux.
Treinar sua memória e remover todas as cartas
Você pode ver um conjunto de cartas, todas iguais. Cada carta possui uma figura do outro lado e cada figura possui um par em alguma outra carta. Você pode virar somente duas cartas de cada vez, por isso precisa lembrar onde estão as figuras até que encontre os pares. Quando você vira os pares, eles desaparecem. Você alterna turnos com o Tux e para ganhar o jogo você deve encontrar mais pares do que ele. 
Movimentar o mouse
Movimente o mouse para apagar a área e descobrir o fundo
Coordenação motora
Mova o mouse até todos os blocos desaparecem. Você pode adicionar as suas próprias imagens no diretório '~/My GCompris/erase'. 
Eletricidade
Crie e simule um esquema elétrico
Crie livremente um esquema elétrico com um simulador em tempo real.
Arraste os componentes elétricos do seletor e solte-os na área de trabalho. Para criar fios, clique em um ponto de conexão, arraste o mouse até o próximo ponto de conexão e solte o botão. Você também pode mover os componentes arrastando-os. Você pode excluir os fios clicando neles. Para excluir um componente, selecione a ferramenta de exclusão (borracha) no alto do seletor de componentes. Você pode clicar no interruptor para abri-lo ou fechá-lo. Pode mudar o valor do reostato arrastando seu regulador. Para simular o que acontece quando a lâmpada é acesa, clique nela com o botão direito. A simulação é atualizada em tempo real por qualquer ação do usuário.  
Labirinto
Encontre a saída do labirinto invisível
Ajude o Tux a sair deste labirinto.
Use as setas do teclado para movimentar o Tux até a porta. Use a barra de espaço para trocar entre os modos visível e invisível. O modo visível mostra as paredes do labirinto. Você não pode movimentar o Tux no modo visível.  
Cores
Clique na cor certa
Esta atividade ensina a reconhecer diferentes cores. Quando você escutar o nome da cor, clique no pato correspondente.
Escute a cor e clique no pato correspondente.  
Uma ferramenta simples de desenho vetorial
Uma atividade de criatividade, onde você pode desenhar livremente
Neste jogo, a criança pode desenhar livremente. O objetivo é descobrir como criar desenhos interessantes baseados em formas básicas: retângulos, elipses e linhas.
Selecione uma ferramenta de desenho à esquerda e uma cor abaixo. Então, clique na área em branco e arraste o mouse para criar uma nova forma. Para economizar tempo, você pode clicar com o botão do meio do mouse para excluir um objeto.  
by :
Jogo de futebol
Mande a bola para o gol
Mande a bola para o buraco à direita
Aponte o mouse para a bola e clique nela para definir sua velocidade e direção. Quanto mais próximo do centro for o clique, mais lentamente a bola irá se mover.
A letra desaparecida
Complete com a letra que falta
Treinar leitura
Um objeto é exibido na área principal e uma palavra incompleta é mostrada abaixo da figura. Selecione a letra ausente para completar a palavra.  
by :
Sudoku, coloque símbolos únicos em um quadrado.
Os símbolos devem ser únicos em uma linha, uma coluna e (caso definidas) em cada região.
O objetivo do quebra-cabeça é colocar um símbolo ou um número de 1 a 9 em cada célula de uma grade. Normalmente é uma grade de 9x9, feita de sub-grades de 3x3 (chamadas "regiões"), que já começa com alguns símbolos ou números em determinadas células. Cada linha, coluna ou região deve conter apenas um exemplar de cada símbolo ou número (Fonte:
No primeiro nível, com níveis coloridos, selecione o símbolo à esquerda e clique na sua posição de destino. Nos níveis mais altos, clique em um quadrado vazio para focalizá-lo. Então digite o possível número ou letra. O GCompris não deixa você digitar um valor inválido.  
Acerte uma Balança
Arrastar e soltar pesos para equilibrar a balança
Calculo mental, Equação Matemática
Para equilibrar a balança, mover os pesos do lado esquerdo ou do lado direito. Os pesos podem ser dispostos em qualquer ordem.  
Complete o quebra-cabeça
Arraste e solte as formas em seus respectivos lugares
Complete o quebra-cabeça, arrastando as peças do conjunto à esquerda até o espaço correspondente na tela.  
by :
Instrumentos musicais
Clique nos instrumentos musicais corretos
Aprenda a identificar instrumentos musicais.
Clique no instrumento correto.
Mande a bola para o Tux
Aperte simultaneamente as duas teclas Shift para fazer a bola ir em uma linha reta.
Aperte simultaneamente as duas teclas Shift para fazer a bola ir em uma linha reta
O relógio
Aprenda como dizer as horas
Distingua diferenças entre horas, minutos e segundos. Acerte as horas no relógio.
Coloque os ponteiros na hora indicada pelos números (horas:minutos ou horas:minutos:segundos). Clique nos ponteiros e mova-os para o lugar correto.  
by :Bruno 

Praticar subtração em um jogo divertido
Tux está com fome. Ajude-o a encontrar os peixes contando corretamente os blocos de gelos até o local correto.
Tux está com fome. Ajude-o a encontrar os peixes contando corretamente os blocos de gelos até o local correto.
Clique no dado para mostrar quantos blocos de gelo existem entre o Tux e o peixe. Clique no dado com o botão direito do mouse para voltar os números. Quando terminar, clique no botão OK ou aperte a tecla Enter.  
by :Bruno 
O chapéu mágico
Conte quantos itens encontram-se sob o chapéu mágico
Aprender a adição
Clique no chapéu para abri-lo ou fechá-lo. Quantas estrelas você pode ver movendo-se sob o chapéu? Conte cuidadosamente. :-) Indique sua resposta clicando no canto inferior direito da tela.  
Localize os países
Arraste e solte os itens para redesenhar todo o mapa
Encontre os detalhes
Arraste e solte as formas em seus respectivos lugares
Complete o quebra-cabeça, arrastando as peças do conjunto à esquerda até o espaço correspondente na tela.  
Seu editor de textos
Um editor de textos simples para digitar e salvar qualquer texto
Aprenda a digitar texto em um editor de textos. Esse editor de textos é especial porque ele reforça o uso de estilos. Dessa forma, as crianças irão compreender o benefício desse recurso quando utilizarem um editor de textos mais poderoso, como o OpenOffice.org.
Nesse editor de textos você pode digitar o que desejar, salvar e trazer de volta mais tarde. Você pode acrescentar algum estilo ao seu texto usando os botões à esquerda. Os primeiros 4 botões lhe permitem selecionar o estilo da linha onde está o seu cursor. Os outros 2 botões, com múltiplas escolhas, lhe permitem selecionar a partir de um documento pré-definido e um tema de cor.  
Contagem de itens
Posicione os itens da melhor maneira para contá-los
Treinamento de numeração
Primeiro, organize corretamente os itens de modo que você possa contá-los. Selecione então o item que você quer responder na área inferior direita. Digite a resposta e pressione o botão OK ou a tecla "Enter".  
by :
Apague as Luzes
O objetivo é apagar todas as luzes.
O objetivo é apagar todas as luzes.
Ao pressionar um botão, você muda o seu estado e o dos seus vizinhos na horizontal e na vertical. O sol e as cores do céu dependem do número de cliques gastos na solução do problema. Se você clicar no Tux, é exibida a solução.  
Opere uma comporta de canal
Tux está com problemas e precisa atravessar uma comporta com seu barco. Ajude-o e entenda como funciona um canal.
Você está no comando das comportas do canal. Abra as portas e as comportas na ordem certa, então o Tux poderá atravessá-las em ambas direções.  
by :
Repetir o mosaico
Repetir o mosaico
Click on a lowercase letter
Ouça uma letra e clique na correta
Identificação do nome da letra
Uma letra é falada. Clique na letra correspondente na área principal. Você pode ouvir a letra novamente, clicando no ícone da boca na barra inferior.  
Clique em mim
Clique com o botão esquerdo em todos os peixes que estão nadando antes que eles deixem o aquário
Coordenação motora: movimentar e clicar com o mouse.
Clique com o botão esquerdo do mouse no peixe que está se movimentando. A partir do nível 5, o duplo clique é obrigatório
Monte o quebra-cabeça
Arraste e solte os itens para reconstruir as pinturas originais
Representação espacial
Arraste as partes da imagem da caixa à esquerda para criar uma pintura na área principal.
Melodia
Repita uma melodia
Atividade de treino auditivo
Escute a sequência de sons e repita-a clicando nos elementos. Você pode escutá-la novamente clicando no botão de repetir.  
by :
Super inteligência
O Tux está escondendo alguns itens. Encontre-os na ordem correta
O Tux está escondendo alguns itens. Encontre-os na ordem correta
Clique sobre os itens até encontrar qual é a (provável) resposta correta. Clique, então, no botão OK da barra de controle. Nos níveis mais baixos, o Tux indica a cor correta na posição correta marcando-a com uma caixa preta. Você pode usar o botão direito do mouse para mudar as cores na ordem inversa.  
Converse e desenhe com os seus amigos
Esse bate-papo funciona somente na rede local
Essa atividade de bate-papo funciona somente com outros usuários do GCompris na sua rede local, não na Internet. Para usá-la, basta digitar sua mensagem e apertar Enter. Sua mensagem será enviada para toda a rede local e qualquer computador com o GCompris aberto na atividade de bate-papo irá recebê-la e exibi-la.  

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